Publicidade

01 de julho de 2009
telecom
Operadoras

Chat esclarece novas regras da telefonia

Por IDG Now!

Publicada em 17 de novembro de 2005 às 18h30

Veja a íntegra do chat IDG Now! com Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco dedicada ao setor de telecomunicações.

As novas regras da telefonia fixa que serão aplicadas em 2006 foram o tema do chat com Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco dedicada ao setor de telecomunicações.
O Bate Papo UOL promovido pelo IDG Now! na quinta-feira, dia 17 de novembro, às 18h reuniu mais de 270 internautas. Veja abaixo a íntegra do chat.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Eduardo Tude sobre regras da telefonia fixa. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(06:10:13) Carlão fala para Eduardo Tude: A assinatura da linha, é legal ou não é? Tem muita gente discutindo isso. 

(06:11:49) Eduardo Tude: Carlão a assinatura da linha é legal, apesar de haver muitos questinonamentos na justiça. A questão principal por trás da discussão é que o alto valor da assinatura impede que as camadas de mais baixa renda tenham acesso ao telefone fixo 

(06:12:11) FelipeMarques fala para Eduardo Tude: Boa Tarde! Pessoalmente vc acha que a taxa de assinatura vai ser derrubada? Os Estados são muito interessados em mantê-la; afinal, uma boa parte da arrecadação do ICMS vem de serviços de telecomunicação... As Fazendas Estaduais já promoveram muita discussão sobre isto... 

(06:14:04) Eduardo Tude: Não acredito que ela seja derrubada. O que deve acontecer é o aparecimento de planos alternativos com um valor mais baixo de assinatura 

(06:14:18) Telemaníaca fala para Eduardo Tude: E o telefone popular? As assinaturas vão ficar mais baratas? 

(06:15:52) Eduardo Tude: Telemaníaca o telefone popular, pré-pago de telefone fixo (AICE) são formas de planos alternativos previsto para existir a partir de 2006 e que devem ter uma assinatura mais barata. 

(06:16:05) repórtologo fala para Eduardo Tude: A questão de rotiamento na linha... interfere ? 

(06:16:52) Eduardo Tude: Repórtologo o que você quer dizer com rotemento na linha? 

(06:17:09) Way-MG fala para Eduardo Tude: Boa Tarde Eduardo! E quais seriam esses planos alternativos? Você poderia dar alguns exemplos? 

(06:19:15) Eduardo Tude: Way-MG o grande medo das concessionárias é que os clientes atuais que pagam assinaturam comecem a utilizar estes planos alternativos. Algumas, como a Telefonica já oferecem planos alternativos para um número limitado de clientes. O telefone popular procura limitar o acesso por classe de renda, já o AICE (pré-pago) proposto pela Anatel é mais amplo 

(06:19:54) Carlão fala para Eduardo Tude: Voce acredita que a expansão do serviço de VOIP no mercado irá ajudar a derrubar a assinatura da telefonia fixa e móvel? 

(06:22:47) Eduardo Tude: Na telefonia móvel 80% dos celulares são pré-pago e não pagam assinatura. Existe concorrência e os planos alternativos apareceram. Na telefonia fixa, a ausência da cocorência dificulta o aparecimento de alternativas. VOIP é uma solução bara baratear as chamadas de longa distância e não as locais. No Voip você precisa de uma conexão a internet, de preferencia banda larga 

(06:23:36) HudsonJr fala para Eduardo Tude: Eduardo, sei que foge um pouco do assunto, mais tem previsão de abrir espaço para a entrada de outras companhias telefonicas para o norte?(aqui so tem a telemar e ela monopoliza) 

(06:26:06) Eduardo Tude: Hudson Jr. O modelo de telecomunicações de Brasil previa a concorrência na telefonia fixa através de empresas espelho (Vesper no Norte) e novas autorizações. este modelo não funcionou e as atuais concessionárias tem 95% dos telefones fixos. Implementar a competição tem sido difícil. Ela deve vir mais do celular e de nos tecnologias como Voip 

(06:26:20) Rony fala para Eduardo Tude: Boa Tarde, recebi uma ligação da telefonica hoje me informando sobre a mudança da forma de cobrança das chamadas, que será ao invés de serem cobradas por pulsos serão cobradas por minuto e que por esse motivo não terá mais a taxa de assinatura, se isso realmente irá acontecer os minutos serão cobradas com um valor mais alto??? 

(06:29:28) Eduardo Tude: Rony Está previsto que a partir de 2006 a cobrança das chamadas de telefonia fixa local deixem de ser cobradas por pulso e passem a ser cobradas por minuto. A assinatura continuará existindo. A Anatel pretende que esta mudança seja neutra, ou seja o valor do minuto seja estimado a não haver perda ou ganho para operadora ou usuário. Tenho um tutorial no teleco (www.teleco.com.br) que explica esta conversão 

(06:30:24) Way-MG fala para Eduardo Tude: Se a taxa da assinatura acabar....as demais tarifas aumentariam? 

(06:31:25) Eduardo Tude: Way-MG sim, pois a assinatura faz parte de uma cesta de ítens que tem que manter um valor conforme os contratos de concessão 

(06:31:34) craudiu fala para Eduardo Tude: Caro Eduardo, gostaria que você me explicasse uma coisa que até hoje não consigo entender. Nos países de primeiro mundo, existe a cobrança de assinatura telefônica e não há cobrança pelas ligações locais, seja medida em pulsos ou minutos. Cobram-se apenas as ligações de longa distância. Até a Alemanha, criadora do sistema de pulsos, age assim. Porque não se faz isso no Brasil? A ANATEL não está perdendo uma grande chance de mudar o sistema agora? Pois a próxima revisão contratual, só daqui a 20 anos 

(06:34:17) Eduardo Tude: craudiu cada país tem uma realidade diferente. A mudança da cobrança de pulso para minuto é uma modernização do nosso sistema que trará benefícios para o usuário como o detalhamento das chamadas locais na conta. A adoção da tarifa flat com as chamdas locais incluídas é uma boa opção de plano alternativo, mas não pode ser o único pois implica em uma assinatura maior 

(06:34:49) FelipeMarques fala para Eduardo Tude: O que seria +/- o que aconteceu com o celular: o pré-pago inchou... Aliás, vc acha que estes planos vão realmente universalizar o acesso ao telefone, até mesmo em áreas de difícil acesso? 

(06:36:33) Charles fala para Eduardo Tude: Olá, gostaria muito de elogiar o site Teleco/ UCEL. São os melhores sites para se buscar informações sobre as empresas de telefonia! 

(06:37:02) Eduardo Tude: Felipe Marques o celular pré-pago cabe no bolso de qq um. Por isto o número de celulares é 2 vezes maior que o de fixos. Já em termos de acesso a localidades remotas o acesso ao fixo é maior deviod às metas de universalização. O pré-pago fixo pode aumentar este acesso. 

(06:37:13) fil fala para Eduardo Tude: eduardo as contas ja viram detalhadas para maior controle dos clientes???? 

(06:37:35) Eduardo Tude: Charles obrigado pelo comentário 

(06:38:29) Eduardo Tude: fil como a cobrança por minuto deixa de existir um impedimento técnico para detalhar as contas e elas serão obrigadas a apresentar os valores detalhados quando solicitados 

(06:38:44) humberto fala para Eduardo Tude: Eduardo, ,algumas empresas oferecem telefonia fixa por antena, e não por par metálico, como no caso da GVT aqui no PR. É uma tendencia que os cabos deixem de existir e naturalmente a telefonia fixa, já que ela é baseada em cabos metálicos??? 

(06:41:02) Eduardo Tude: Humberto, mesmo sendo oferecido por via wireless (com antenas)o serviço oferecido por operadoras como a GVT continua sendo telefonia fixa pois você não tem acesso em outros lugares. Os cabos metálicos tem uma sobrevida com a internet pois eles são utilizados no ADSl que representa 80% da banda larga no Brasil 

(06:41:03) luciana fala para Eduardo Tude: Eduardo, você não acha que cobrar R$ 19,00 para um plano de que tem metade dos pulsos do plano anterior é enganar a população.Falo do chamado plano popular que saiu no jornal há pouco tempo.Não sei se os minutos e o valor são exatamente esses,mas se não for, é mais ou menos assim: diminui o valor da assinatura e diminui drasticamente o número de pulsos 

(06:43:08) Eduardo Tude: Luciana nos celulares prépagos o minuto é mais caro e mesmo assim ele é um sucesso entre o pessoal de baixa renda. Um Plano como este serve para quem que se comprometer com um valor fixo mensal menor e utilizar o telefone mais para receber que fazer chamadas 

(06:43:17) Pires fala para Eduardo Tude: os serviços de vopi hoje nao legais? 

(06:44:29) Eduardo Tude: Pires de um modo geral sim. A verdade é que não existe uma regulamentação para os serviços voip. A Anatel prefere esperar o serviço crescer para depois definir a regulamentação 

(06:45:42) Carlão fala para Eduardo Tude: O maior problema do VOIP é que as grandes empresas de telefonia e telecom já estão se mexendo para abocanhar este mercado e vai dar tudo na mesma no futuro, o serviço de voz tanto via IP ou telefonia convencional irão continuar nas mãos das grandes empresas. Concorda com isso? 

(06:46:51) Eduardo Tude: Carlão concordo em parte. Ele vai acabar com as grandes empresas mas pode servir para aumentar a competição e termos mais de uma alternativa em cada região 

(06:47:31) Marcos fala para Eduardo Tude: Olá eduardo, gostaria de saber, se a telefônica perder a ação na justiça e tiver que devolver o dinheiro das assinaturas, como isso será pago??? e as pessoas que ja cancelaram sua assinaturas, como elas receberiam isso???? 

(06:48:42) Eduardo Tude: Marcos, se isto ocorrer o juiz deve determinar a forma com que isto será feito e a quem se aplica. Os registros de quem cancelou a assinatura existem 

(06:49:15) estevam fala para Eduardo Tude: Após a privatização, houve um abandono amplo, geral e irrestrito, com o aval da Agência Reguladora, da telefonia rural. Quais as perspectivas? 

(06:51:25) Eduardo Tude: estevam após a privatização, com as metas de universalização, a telefonia fixa passou a ser oferecida em pequenas localidades de até 300 habitantes. Não concordo que houve uma piora no atendimento da telefonia rural 

(06:52:44) Charles fala para Eduardo Tude: O que você acha do fato da Brasil Telecom restringir o VoIP Skype para seus usuários de ADSL? 

(06:53:46) Eduardo Tude: Charles, acho que foi a Telemar que procurou restringir isto. Não creio que ela venha ter sucesso nesta iniciativa.

(06:55:53) Eduardo Tude: marciano pela legislação atual não é possível restringir a oferta de um serviço por classe de renda. Se for oferecida uma alternativa sem assinatura acho que ela será usada por todos que virem um benfício neste plano, inclusive empresas 

(06:57:12) Cop fala para Eduardo Tude: Eduardo, veja o seguinte, as empresas têm o costume, no Brasil, de se basear em valores praticados em mercados de outros países para solicitar um aumento de tarifação, sem contudo gerar para a população os mesmos beneficios que estas empresas aplicam em seus países de origem, é justo descer pela goela do consumidor valores incompatíveis com a realidade brasileira, considerando o abismo existente entre o serviço ofertado X custos verificados entre as empresas brasileiras e outras do mesmo segmento em outros países? 

(06:59:34) Eduardo Tude: Cop as tarifas hoje existentes vem sendo corrigidas a muitos anos pelo IGPDI que não reflete exatamente o aumento de custos do setor. A partir de 2006 com o IST, o novo indice esta situação deve melhorar. O melhor critéiro para estabelecer preços é no entanto a competição 

Obrigado a todos pelas perguntas e para mais informações visitem o Teleco www.teleco.com.br Um abraço Eduardo Tude.


OPINIÃO DO LEITOR
Não há comentários para essa notícia
Seja o primeiro a comentar

Top5MAIS LIDAS
DO DIA
IDG Now! Widget

Baixe o Now! Reader e confira em seu desktop as últimas notícias, álbuns e outros conteúdos do IDG Now!

IDG Now! Reader
Enquete
A multa contra a venda do Speedy melhora o serviço?
 Sim. Telefônica terá de resolver instabilidade
 Não. Cliente atual continua sem garantia
 Sim. Decisão da Anatel pressiona mercado
 Não. Usuário fica sem opção de banda larga
Speedy interrompido

Speedy interrompido

Telefônica atende decisão da Anatel e para de vender serviço por tempo indeterminado.

Rádio e satélite

Rádio e satélite

Conheça alternativas de banda larga para regiões aonde o ADSL e cabo não vão.

TI Verde

TI Verde

Saiba tudo sobre gadgets ecológicos e consumo consciente de eletrônicos.

anterior   próxima
Galeria de fotoscarregando...